Pular para o conteúdo

Gestão estratégica

Planejamento estratégico

reuniao menorAo refletir sobre as mudanças de mercado e a situação macroeconômica, sempre nos perguntamos que efeitos impactarão nos negócios. Você já passou por períodos bons e ruins em nunca se abalou? Parabéns! Ou sua empresa sempre esteve em um ambiente concorrencial favorável ou você preparou muito bem seu plano estratégico.

A elaboração ou revisão do plano estratégico deve envolver a alta direção em análises de mercado, contexto concorrencial e regulatório, definindo ou redefinindo produtos e serviços visando atender à demanda de forma competitiva. Isto se traduz em ofertar seus produtos antes, melhor e/ou de forma mais econômica que a concorrência.

Após o termo de confidencialidade, poderemos aplicar técnicas consagradas (CANVAS, 5W2H, SWOT, PORTER, PDCA, WBS) para ajudá-lo a desenvolver seu plano estratégico e fundamentá-lo com pesquisas de mercado, plano orçamentário (CAPEX e OPEX) e Plano Operacional (Tático).

Elaboração de orçamento CAPEX

Projetar mudanças organizacionais visando ganho de eficiência e capacidade requerem investimentos bem planejados. Isto significa elaborar um conjunto de projetos, organizando-os em um portfólio.

Colaboramos com a gestão estratégica da empresa na definição e justificativa de cada projeto, na elaboração de requisitos, dimensionando os recursos, projetando os custos e avaliando o retorno sobre o investimento. Tais orçamentos podem envolver alguns dos seguintes pontos:

  • Contratação de sistemas de gestão e operação;
  • Contratação de especialistas;
  • Contratação de integradores de sistemas;
  • Contratação de serviços de comunicação e datacenter;
  • Aquisição de equipamentos

A Unova pode apoiá-lo na avaliação do portfólio de projetos, priorizando-os segundo seu impacto nos resultados da empresa e de acordo com o plano orçamentário de investimentos (CAPEX) da sua empresa.

Elaboração de orçamento OPEX

past-present-future

A Unova já assessorou diversas empresas e seus departamentos na elaboração de orçamentos anuais e plurianuais baseados no planejamento estratégico e na capacidade de investimento visando a redução de custos e despesas e/ou o aumento de capacidade laborativa. Para tal desenvolveu técnica para realizar o levantamento da matriz de riscos e oportunidades operacionais que servirão de base para as premissas e decisões que irão nortear a elaboração do orçamento.

Seu orçamento deve refletir sua operação e seu planejamento tático. Frequentemente, os orçamentos são elaborados com base na execução do ano anterior e se negligencia as oportunidades de ganho de eficiência. Um orçamento é consequência plano estratégico e do plano operacional, que é definido a partir de seus produtos e serviços, buscando definir os procedimentos a serem adotados para a comercialização, faturamento, logística e atendimento ao cliente.

Além dos custos fixos e com pessoal, ambos diretamente associados a produtividade, deve-se dar atenção adequada à gestão de contratos de fornecimento de insumos e serviços. Para todo e qualquer contratação deve-se ter claro os requisitos técnicos e financeiros para que as cotações reflitam a real necessidade operacional da empresa.

 

Gestão de contratos

Em muitos seguimentos de mercado é mais importante saber contratar e comprar pois a competitividade da empresa poderá estar comprometida.Além dos custos fixos e com pessoal, ambos diretamente associados a produtividade, deve-se dar atenção adequada à gestão de contratos de fornecimento de insumos e serviços. Para todo e qualquer contratação deve-se ter claro os requisitos técnicos e financeiros para que as cotações reflitam a real necessidade operacional da empresa.

De acordo com as melhores práticas de governança corporativa e principalmente na contratação de projetos de desenvolvimento de sistema ou sua implantação, deve-se elaborar um documento de requisitos técnicos, operacionais e contratuais visando o processo de tomada de preço.

A Unova assessorou diversas empresas na elaboração de documentos de solicitação de proposta (RFP), contendo os requisitos técnicos e as minutas de contrato. Quanto maior for a necessidade de aumento da eficiência operacional, maior será o esforço na elaboração do orçamento. Solicite uma avaliação do seu plano operacional para que possamos ajudá-lo na elaboração do seu orçamento.