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Gestão de mudanças

Auditoria operacional

Gestao-de-ProjetosA necessidade de aumento de eficiência é uma constante nas corporações. Entretanto, as crises e as oportunidades de rápido crescimento são os períodos onde o risco associado à ineficiência são mais perceptíveis.

A auditoria de processos operacionais visa identificar as oportunidades de automação e de agregação de tecnologias que proporcionarão a redução do quadro de pessoal no momento de crise. Igualmente, em momentos de rápido crescimento, a automação de processos aumenta a capacidade de produção e de atendimento às demandas dos clientes sem que isto se traduza em pressão pelo aumento de mão de obra.

A resistência de alguns colaboradores à mudanças pode ser canalizada para a reciclagem e o aprendizado.

Qual é o seu caso?

Solicite uma avaliação do potencial de melhoria dos processos operacionais de sua empresa e veja como a tecnologia aplicada e o treinamento da equipe pode influenciar positivamente seus resultados.

Otimização de processos

advogado_template07_objetoPor muito tempo, as pessoas e as empresas tiveram a tendencia de centralizar decisões ou projetar controles e aprovações sem um critério de avaliação de risco ou eficiência.

Em geral, a burocracia e o excesso de analises e autorizações afetam o desempenho e a percepção de valor que seus clientes tem de você, seus serviços e de sua empresa.

É plenamente possível manter o controle sobre os processos e fazê-los dar resultados ágeis. Mas para isso é preciso otimizá-los através da revisão de fluxos de informação, de regras de negócio e até de regras de governança. Automação e treinamento são aplicáveis, é claro, mas o mais importante é o patrocínio das mudanças pela alta direção.

A atual dinâmica do mercado exige agilidade na tomada de decisões e na resposta às demandas dos clientes. Não deixe seu cliente sem resposta e não o deixe solicitar respostas à seu concorrente.

Otimize seus processos com a Unova.

Indicadores operacionais

Business IntelligenceO desenho dos processos de negocio e a elaboração de procedimentos operacionais determinam como o serviço é prestado a clientes internos e externos.

Mas quando estes serão entregues e com que qualidade? Os processos costumam emperrar? Demoram a aprovar ou a responder reclamações de clientes? Atingimos o nível de serviço contratado?

O fluxo do processo pode funcionar bem, mas se as respostas não forem satisfatórias, o que falta é controle sobre o processo.

A elaboração, monitoramento e visibilidade de indicadores operacionais é a mais importante ferramenta de gestão de qualidade e sua ausência representa um dos focos de ineficiência da empresa.

Solicite uma avaliação de seus processo operacionais. Projetamos o monitoramento de indicadores que irão determinar seus níveis de serviço e as oportunidades de melhoria de desempenho operacional e financeiro.

Plano operacional

Atendimento1Empresas de prestação de serviço são geralmente estruturadas em três setores: Comercial, Operacional e Administrativo-financeiro. Entretanto, uma estrutura matricial permeia as três áreas e ainda envolve parceiros, fornecedores e os próprios clientes.

O plano operacional será definido a partir de seus produtos e serviços, buscando definir os procedimentos a serem adotados para a comercialização, faturamento, logística e atendimento ao cliente.

Um projeto de elaboração ou revisão do plano operacional visa o dimensionamento elástico dos recursos humanos e computacionais a serem aplicados aos processos. As limitações de investimento (CAPEX) e as características operacionais do seu seguimento de mercado vão determinar a competitividade projetada do seu plano operacional.

Capacitação de pessoal

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A busca por eficiência, por redução de custos e por aumento de capacidade requer não somente a revisão e implementação de novos processos mas principalmente a reciclagem e capacitação de pessoal.

A alteração de procedimentos requer novos ciclos de treinamento, estimulando o aprendizado, valorizando a pessoa e vencendo as naturais resistências à mudança.

O mercado está em constante mutação. Seus processos estão sendo automatizados, recebendo cada vez mais elementos tecnológicos. Seus colaboradores estão preparados para a mudança?

Entendemos que a automação de processos demanda naturalmente o reposicionamento e capacitação de funções, tornando-as mais colaborativas e efetivas. Solicite-nos uma  avaliação de seus processos e do perfil de seus colaboradores.