PEX Peru (Telepeaje)

PEX Peru (Telepeaje)

Serviço de pedágio automático AVI-RFID em Lima – Peru, para a Linea Amarilla SAC e PEX Peru SAC, empresas do Grupo Invepar.

O projeto multidisciplinar incluiu 5 fases, desde os levantamentos preliminares, passando pelo planejamento, implantação e operação inicial do serviço, sendo executado em cerca de 20 meses.

Em cada uma das 5 fases, as atividades de projeto foram organizadas em 6 dimensões: Regulatório, Estratégico, Operação, Comercial, TI e a própria gerencia de projeto.

Na fase preliminar, por se tratar do primeiro investimento do grupo brasileiro no exterior, foram necessários levantamentos dos aspectos regulatório e de mercado para a elaboração do projeto de implantação do serviço de pagamento automático de pedágio. As definições estratégicas foram amplamente discutidas com o cliente, resultando em um plano básico de negócios.

Inicialmente projetado para operar como um serviço da Concessionaria Linea Amarilla, estre plano inicial foi sendo revisado até o inicio de operação comercial do serviço de pagamento de pedágio, quando se tornou o plano de negócios da PEX Peru, empresa independente da Concessionaria e com autonomia para expandir o serviço para outras concessionarias e estacionamentos da região metropolitana de Lima.Projeto PEX_PERU

Uma equipe multidisciplinar  foi montada especificamente para este projeto abrangendo as seguintes especializações:

  • Código de defesa do consumidor (SAC – Atendimento)
  • Análise de crédito e cobrança (Operacional – Financeiro)
  • Marketing (Produto – Promoção  – Comunicação)
  • TI (Infraestrutura e Sistemas)
  • Gestão de Negócios (Estratégico)
  • Gestão de projetos (PMBOK)

Esta equipe trabalhou ativamente com a diretoria e gerencias do cliente, de forma a apoiar a seleção, contratação e capacitação de pessoal local visando a operação do serviço.

O projeto foi encerrado com sucesso após o quarto mês de operação comercial, com cerca de 20 mil veículos usuários dos serviços pré e pós pagos e movimentação financeira equivalente a 12% do volume da concessionaria.